Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Um sonho pra ser compartilhado


Vídeo postado por Guilherme Luiz Machado em Março de 2013.

A ideia inicial de fazer este blog era a de juntar esforços com todo aquele que desejasse caminhar junto para encontrarmos alternativas que contribuíssem efetivamente para a diminuição de algo que estivesse comprometendo nossa segurança e que estivesse ameaçando nosso maior bem... a vida.

Como tudo tem que ter um começo, gostaria que iniciássemos por um ponto que vem ceifando  milhares de vidas a cada ano no Brasil...

As mortes no trânsito

Algumas estatísticas apontam para um dado assustador:

“Uma pessoa morre mais ou menos a cada 15 minutos vítima de acidentes de trânsito no Brasil.”

“ Em alguns anos já ultrapassamos a marca de mais de 50.000 mortes/ano”



Para início da reflexão trago algumas informações:

De acordo com artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro, a maior velocidade permitida é de 110 KM/H, isso nas rodovias e para automóveis.

A primeira que pergunta  que faço é a seguinte:

Porque os veículos saem de fábrica ultrapassando 200 KM/H?

A sugestão inicial para debatermos seria:

Porque não reduzirmos essa velocidade máxima diretamente nos veículos para algo um pouco acima da máxima permitida?
Como fazer isso?  Apontem sugestões!!

Talvez seja possível rever com embasamento científico até um possível aumento da atual velocidade máxima, porém bem abaixo dos 160, 180 ou até mesmo 200 KM/H possíveis de serem atingidos hoje.

Aspectos positivos que poderíamos atingir:

  •       Redução do número de mortos a cada ano no trânsito (principal meta);
  •       Economia de alguns milhões de reais a cada ano, gastos no atendimento das vítimas de acidentes de trânsito;
  •       Economia de petróleo, uma vez que qualquer veículo que deixe andar 40  a 50% acima da velocidade máxima e passe a trafegar em torno de 120 a 130 KM/H estaria aumentando o seu desempenho em torno de 3 a 5 KM/litro de combustível a depender da potência do veículo. Observação pessoal e necessita de dados técnicos, acredito que provavelmente essa economia seja bem maior.
  •       Aumentaríamos a eficiência dos veículos de emergência uma vez que ficariam liberados apenas viaturas policiais, ambulâncias e veículos de fiscalização.
Como não sou especialista no assunto e que alguns dos questionamentos e colocações acima dependem de estudos mais aprofundados, desde já gostaria muito que alguém se manifestasse inclusive sugerindo grupos de estudos, ou fornecendo subsídios para continuarmos a discussão.



Pensem com carinho nas colocações acima...

Poderemos juntos estar ajudando a salvar Milhares de vidas  em um futuro bem próximo.


E lembrem-se!


Um sonho que passe a ser compartilhado por muitos tem tudo para tornasse realidade.


Fiquem com Deus e até a próxima.








2 comentários:

  1. Acho interessante suas colocações. Estão criando muitos veículos movidos a energia, concentram-se bastante na sustentabilidade, e isto é importante.Agora no perigo do trânsito, seu pensamento faz todo um sentido. Se os fabricantes olhassem mais por aí, com certeza tantas vidas seriam salvas.
    Obrigada por compartilhar suas propostas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amiga. Suas palavras me alegram. lembrando que caso conheça alguém que possa ajudar amadurecer essa ideia favor informar. Estarei pesquisando na web ações voltadas para o tema e colocarei os links no blog. Pode até ser que possamos continuar a partir de um outro ponto de referência com alguém com mais experiência. Pode apostar que eu estaria envolvido da mesma forma. Inicialmente a ideia era não colocar nenhum perfil para que o blog fosse abertos para deixar todos bem a vontade para interferir, porém o Samuel começou a me chamar de Vitória, rsrsr aí tive que me identificar para ficar claro que vitória faz referência ao triunfo da paz em todos os aspectos de nossa vida.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir